Ctism oferece vagas remanescentes para cursos técnicos subsequentes

Ctism oferece vagas remanescentes para cursos técnicos subsequentes

Foto: Eduardo Ramos (arquivo Diário)

O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou edital de vagas remanescentes para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, com ingresso no primeiro semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março, pelo site. A participação no processo seletivo não tem custo. As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos:

  • Técnico em Automação Industrial (noturno) – 14
  • Técnico em Eletromecânica (noturno) – 1
  • Técnico em Eletrônica (noturno) – 18
  • Técnico em Eletrotécnica (noturno) – 1
  • Técnico em Mecânica (noturno) – 1
  • Técnico em Segurança do Trabalho (noturno) – 6
  • Técnico em Soldagem (noturno) – 24

Todos os cursos ofertados pelo Ctism são gratuitos (sem mensalidade ou custo de matrícula) e presenciais. As aulas terão início no mês de março.
– O processo seletivo de vagas remanescentes dos cursos técnicos subsequentes é destinado a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja uma qualificação profissional. Vale lembrar que os cursos são totalmente gratuitos, ou seja, não há custo de inscrição, nem de matrícula ou mensalidade. As aulas são presenciais e com grande carga horária prática – explica o diretor do Ctism, Rafael Adaime.

O processo

No momento da inscrição, o candidato deverá enviar a solicitação exigida no edital. A seleção ocorrerá por meio de sorteio eletrônico público marcado para o dia 8 de março.

Para o ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (pós-Médio) é exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente, até a data de inscrição.
As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas por candidatos aprovados no processo seletivo dos colégios da UFSM. Para concorrer às vagas remanescentes, a pessoa interessada pode ter participado, ou não, do processo seletivo dos colégios da universidade.

Mercado

O diretor do Ctism reforça que os cursos estão focados na área tecnológica, e que atualmente estão muito valorizados, em grande expansão no mercado. Cada curso tem duração de dois anos e, ao final, o estudante receberá um diploma que permitirá trabalhar como profissional técnico industrial.
– O Ctism conta com mais de 50 anos de experiência, com uma equipe de professores qualificados e uma infraestrutura com mais de 40 laboratórios didáticos. Por ter uma metodologia voltada à prática, o foco está no aprender fazendo, em que o estudante utiliza a estrutura e os equipamentos disponibilizados pelo colégio para sua formação – destaca Adaime.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Legislativo discute atendimento a alunos atípicos em Santa Maria Anterior

Legislativo discute atendimento a alunos atípicos em Santa Maria

UFN oferece 100 bolsas em cursos de licenciatura pelo programa Professor do Amanhã; saiba como concorrer Próximo

UFN oferece 100 bolsas em cursos de licenciatura pelo programa Professor do Amanhã; saiba como concorrer

Educação